" PASSEI A VIDA TENTANDO CORRIGIR OS ERROS QUE COMETI, NA ANSIA DE ACERTAR. AO TENTAR CORRIGIR UM ERRO, EU COMETIA OUTRO. SOU UMA CULPADA INOCENTE ..."

( Clarisse Lispector.)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Então, que diria...Acabei de fazer uma "entrevista" com uma aluna da UEM,(Silmara) para o mestrado que ela terá que apresentar. O tema do mestrado: " O NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO ".
E infelizmente eu nem sei exatamente o que dizer em relação a esse "assunto ou tema", que na verdade é uma realidade impregnada e presente na nossa sociedade, mais que de uma forma bem hipócrita e conveniente até, está bem mascarada pelo governo, pela sociedade e pelo sistema de um modo geral.
Históricamente, se criou uma perversa separação entre as pessoas de peles, sexos e culturas diferentes. O que era pra ser uma singularidade entre as  pessoas, acabau se tranformando em diferenças crueis que foram nos deixando inferiorizados e fazendo com que toda essa discriminação fosse se tornando natural no inconciente coletivo. Natural sim! e Mascarado também!
Mascarado porque a sociedade insiste em agir no seu dia a dia com toda a naturalidade e não abordar o assunto em questão. É bem mais facíl  ignorar um problema que existe de fato. Mais pra que falar no assunto já que temos Barak Obhama no poder...Pra que? Isso realmente é bom de fato, mais o que pra alguns representa uma conquista. Para outros essa conquista representa mais uma muleta social pra escorar e afirmar ainda mais a indifereça sobre as diferenças.
As vezes me pergunto em que momento as "pessoas" vão se cansar de só saber sobre o assunto e buscar uma resolução de fato. Não sei!
Mais uma coisa eu ainda espero muito, ainda sonho muito é de que esse assunto não fique apenas sendo tema de para trabalhos, mestrados ou alguns debates dentro de algumas salas de aula. É preciso que se pense mais sobre o assunto, que se questione mais, que se fale mais sobre está questão, Não estou tentando fazer nenhum tipo de apologia ou levantar uma bandeira da auto comiseração pra raça, não é isso.
Mais o preconceito existe e está sendo dissiminado de maneira zelosa, e eu falo isso porque é notavél que poucos negros conseguem chegar a uma posição de destaque e quando conseguem, ser bom não é o suficiente é preciso ter cuidado para que não se cometa nenhum tipo de  deslizes, que não se de mutivos pra falarem que está "pessoa" é incompetente e desatenta.
Mais enfim eu acredito muito que o mais importante é ser bem resolvido com essa questão e não se tornar refém do preconceito. E muito menos usa-lo também como muleta pra justificar as faltas de oportunidades e se manter acomodado sem dispertar uma ambição e um ótimo desejo pela vida.
 
"...A hipocresia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e
sentimentos que a pessoa na verdade não possui..."

J.Stos
1018

Nenhum comentário:

Postar um comentário