" PASSEI A VIDA TENTANDO CORRIGIR OS ERROS QUE COMETI, NA ANSIA DE ACERTAR. AO TENTAR CORRIGIR UM ERRO, EU COMETIA OUTRO. SOU UMA CULPADA INOCENTE ..."

( Clarisse Lispector.)

terça-feira, 29 de março de 2011

Inteligência e Sabedoria = §

Recentemente fui alertada sobre um erro que vim cometendo durante muito tempo até há alguns dias eu costumava confundir Inteligência com Sabedoria, na verdade acho que ignorava por completo o conceito da Sabedoria. Sempre acreditei e defendi a Inteligência acima de tudo! O que me faltou foi o discernimento de a que Inteligência sem a Sabedoria não me fariam chegar muito longe... Usei muito as duas palavras na pratica sem entender seus conceitos, ainda que soubesse na  teoria a diferença entre seus conceitos.
Acho que porque não associar a teoria com a prática, e aplicava as palavras no discurso do dia-a-dia, guardando certos conceitos para uma situação mais bem mais necessária.
Sei que estou entrando em um novo campo de descobertas pra minha vida, e acredito que a partir desse momento vou repensar muitos comportamentos e atitudes que tive, preciso buscar uma nova compreensão das caracteristicas e comportamento das pessoas, inclusive dos meus.
As mudanças na vida da gente são constantese gradativas; Eu mesma disse por varias vezes que o ser humano nunca para de aprender com a vida. E aprender ou entender a diferença entre essas duas palavras, talvez seja o aprendizado mais importante da minha vida!!! Hoje vejo o quanto estava perdida nessa busca desenfreada e obsessiva pela " Inteligência ". Por favor não entendam que estou me colocando contra a Inteligência, muito pelo contrário, é muito bom conviver, trocar ideias e gastar tempo com pessoas brilhantes, eu valorizo muito isso.Valorizo mesmo!
Mais o fato é que hoje entender essa diferença, me faz enxergar as coisa com muito mais clareza. Quem por exemplo nunca ouviu alguém dizer, ou até mesmo foi o autor da frase:" ...Não sei como uma pessoa tão Inteligente pode fazer isso ou aquilo..." Até então, não sabia a diferença entre uma pessoa Inteligente e uma pessoa Sábia, e ainda não sei! Mais com certeza, deixar de confundir, atitudes Inteligentes com atitudes Sábias ou mais diretamente falando, pessoas Inteligentes com pessoas Sábias, me faz ver ao mesmo tempo a importância da Sabedoria na minha vida. E descobri também o quanto é difícil agir com Sabedoria.



*J.Stos
1018

2 comentários:

  1. “A verdadeira sabedoria não vem pela observação exterior, mas pela revelação interior”
    Escritor francês:J.Roberts

    ResponderExcluir
  2. Taì! Realment sao conceitos q nor-MAL-ment colocamos no msmo pacot,apesar d "sabermos" teoricament as strondosas diferenças entr ambas.
    A inteligencia,conforme nos ensina a Bìblia,pod ser encontrada atè mesmo no + insensato dos homens. Quanto a Sabedoria,requer muita dsciplina,observaçao,continua inspiraçao,e revelaçao.,d onde viemos,quem somos,p/ond stamos indo,e se è realment alì q keremos xegar.
    O inteligent sò ker fazer certo. Mas o sabio busca sentido e propòsito.
    Como se dz: " Pra kem nao sab aonde ker xegar,todo vento è contràrio e toda strada leva a nenhum lugar."

    ResponderExcluir